Voltar   

A influência das propriedades das cargas minerais

Artigos Técnicos | Na porosidade interna de papéis de impressão e escrita | 01.04.2009




Autor: José Velho

Resumo:
O trabalho tem como objetivo principal estudar como a conformação das cargas minerais pode influenciar as propriedades dos papéis. Selecionaram-se, neste estudo, minerais com diferentes formas: lamelar (talco e caulim), escalenoédrico (duas amostras de carbonatos de cálcio precipitado) e romboédrico (carbonatos de cálcio precipitado e carbonato de cálcio natural). O estudo incidiu, fundamentalmente, na avaliação das características porosimétricas a partir da técnica de porosimetria de intrusão de mercúrio com incidência para a porosidade. Separou-se a porosidade interna da porosidade superficial e estudou-se o perfil de intrusão. Os resultados mostraram que a conformação das partículas minerais influencia a distribuição da dimensão dos poros, tendo-se estabelecido correlações entre as características porosimétricas e as propriedades ópticas, físicas e mecânicas dos papéis.

Introdução:
Na atualidade, as cargas minerais são intensamente utilizadas em papéis de impressão e escrita; elas são, a bem dizer, cargas funcionais, isto é, influenciam intencionalmente as propriedades dos papéis. A enorme diversidade de cargas existente no mercado faz com que este setor do papel seja muito complexo. Carbonatos de cálcio precipitado e natural, caulim, talco e gesso competem no mercado, cada um deles com suas vantagens e limitações, sendo o conjunto desses aspectos o fator determinante de seu sucesso. As cargas minerais influenciam diversas propriedades dos papéis, em especial: a densidade, a maciez, as características ópticas e de impressão, bem como propriedades estruturais e mecânicas [1-7].

Analisar os papéis em seu interior, isto é, estudar como as cargas minerais se interrelacionam com as fibras celulósicas é tarefa complexa, que demanda a realização de cortes transversais da folha e posterior análise microscópica. Existem, porém, alternativas que são mais rápidas e que podem dar informações úteis num espaço de tempo mais curto, que exigem menores requisitos tecnológicos, dai resultando vantagens econômicas.

As cargas minerais possuem conformação diferente, bem como relações diferentes entre partículas e fibra celulósica. O modo como esta relação é processada vai influenciar a estrutura do papel e, naturalmente, a porosidade vista no seu todo e traduzida na respectiva distribuição dos poros. O objetivo deste trabalho é de analisar a influência das cargas minerais na porosidade interna dos papéis. Pretende-se, utilizando a técnica da porosimetria de intrusão de mercúrio, analisar a porosidade do papel no seu todo (porosidade interna e porosidade superficial). A porosidade constitui uma das mais importantes propriedades de avaliação de um papel, com elas encontram-se relacionadas a dispersão da luz e as propriedades mecânicas.

Referências

José Velho
A influência das propriedades das cargas minerais na porosidade interna de papéis de impressão e escrita
The influence of mineral fillers properties on the internal porosity of writing and printing papers
O PAPEL vol. 70, num. 04, pp. 64-74 APR 2009
University of Aveiro, Geosciences Department, 3810 Aveiro, Portugal - Email: jvelho@clix.pt


Leia o artigo completo no arquivo PDF.