Pesquisa

Pesquisa realizada a partir da data: 01.03.2009

Para limpar a pesquisa clique aqui.

Empresas e organizações não governamentais investem na recuperação de um dos mais belos biomas do País – a Mata Atlântica, quase totalmente devastada por diferentes ciclos econômicos que levaram à destruição de 93% de sua área original.  Leia mais.

Esta publicação fala sobre Celulose, Floresta, Madeira, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Hoje em dia, em quase todo o mundo, a avaliação da qualidade de efluentes não se restringe apenas às análises físico-químicas, mas também inclui avaliações ecotoxicológicas. No Brasil, desde 2005, esse tipo de avaliação foi incorporado na Resolução CONAMA (Federal). Assim, vários estudos de toxicidade têm sido realizados em efluentes industriais, e valores máximos permissíveis de toxicidade têm sido estipulados para cada fábrica a partir dos órgãos ambientais estaduais. As fábricas de celulose e papel são conhecidas por apresentarem efluentes tóxicos, mesmo após tratamento primário, secundário e até terciário, em alguns casos. Para se reduzir a toxicidade desses efluentes, muito tempo pode ser gasto, uma vez que podem conter mais de dois mil compostos químicos. O TIE (Toxicity Identification Evaluation) é uma ferramenta muito útil na identificação da causa da toxicidade de efluentes. O presente trabalho apresenta os resultados da aplicação do TIE a dez diferentes efluentes de fábricas de celulose e papel da América Latina, bem como as alternativas de remediação que estão utilizando.  Leia mais.

Esta publicação fala sobre Celulose, Meio Ambiente, Papel e Pesquisa e Desenvolvimento

Caldeiras de recuperação química estão sujeitas ao risco de explosões água-smelt. Estas explosões são fenômenos de natureza física, decorrentes da formação de vapor extremamente rápida que ocorre quando estes dois fluidos entram em contato. Por essa razão, ditas unidades possuem um sistema de drenagem rápida de emergência (Emergency Shutdown Procedure - ESP), que deve ser acionado quando existe suspeita consistente ou constatação de vazamento de água que possa alcançar o smelt na fornalha. Uma drenagem de emergência, embora seja uma medida de segurança e prevenção de explosões, submete a caldeira a solicitações térmicas e mecânicas consideráveis, devendo ser seguida de procedimentos adequados de inspeção antes da reentrada da unidade em operação. Não foi identificada a existência, na indústria nacional de celulose, de normas ou qualquer documento consolidado e reconhecido dispondo sobre esses procedimentos. As fábricas devem manter-se tecnicamente preparadas e organizadas para situações desse tipo, e este texto propõe um escopo essencial de inspeções a serem executadas após um ESP, com base em referências de pesquisa e experiência prática. Também são feitas estimativas sobre os tempos de indisponibilidade da caldeira que podem resultar de paradas dessa natureza.  Leia mais.

Este artigo resume a implementação de um sistema de gerenciamento, análise e otimização on-line de processo na Lwarcel Celulose e Papel, dentro da filosofia “PIMS and MES” para a implementação de indicadores de processo, compreensão das variáveis e sua relação causa-efeito no processo, bem como a obtenção de benchmarking operacional. A análise de processo, através de ferramentas estatísticas aliadas a algoritmos de modelação matemática utilizados no Wedge, possibilita identificar as informações relevantes para melhoria de processo e qualidade no concernente a eficiência, manutenção de equipamentos, produtividade e uniformidade da qualidade do produto final, redução de paradas não desejadas e resolução mais rápidas dos problemas de processo.  Leia mais.

Diante do atual cenário da economia mundial, a Bracelpa ainda não tem elementos suficientes para apresentar previsões relativas ao setor de celulose e papel do País em 2009, principalmente porque os níveis de estoques mundiais e nacionais de celulose continuam muito altos e os mercados ainda estão muito instáveis, o que interfere na comercialização de fibra e também no consumo de papel.  Leia mais.

Esta publicação fala sobre Celulose, Gestão, Indústria e Empresas, Mercado e Papel

Seja na crise, seja fora dela, uma demanda constante de todo setor industrial é o acesso ao crédito.  Leia mais.

A área de Recursos Humanos, talvez por influência da legislação trabalhista complexa e mutável com a qual as empresas têm convivido, tem sido apenas uma área operacional das organizações. Agora, devido à importância do conhecimento, associado às pessoas em todos os níveis e não apenas nos escalões mais elevados, há um movimento para a adoção do chamado RH estratégico.  Leia mais.

ARQUIVOS ANEXOS: INFORME TECNICOmarco (PDF)

Fevereiro foi o sétimo mês consecutivo de queda dos preços internacionais da celulose. No entanto, as reduções não seguem no mesmo ritmo para esse produto entre as regiões, como o caso da celulose de fibra longa (NBSK), nem entre diferentes tipos de celuloses na mesma região, como no caso das celuloses de fibra longa e também curta (BHKP) na Europa.  Leia mais.

Esta publicação fala sobre Celulose, Preço e Redução de Custos e Insumos
Foto: Bignardi

Médias empresas do setor investem em tecnologia e qualidade de produção para ganhar volume e competir no Brasil e no exterior  Leia mais.

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009