Pesquisa

Pesquisa realizada a partir da data: 01.06.2009

Para limpar a pesquisa clique aqui.

Trabalhando com o governo e as empresas, a Bracelpa atua na busca de novas oportunidades no mercado externo para os produtores nacionais de celulose e papel e na defesa dos segmentos mais sensíveis  Leia mais.

As polpas kraft são de branqueamento difícil, pois que a lignina residual não se dissolve em um só estágio de aplicação de compostos clorados, sendo necessários múltiplos estágios e uma quantidade expressiva de reagentes para a obtenção de altos níveis de alvura.  Leia mais.

É objetivo do branqueamento eliminar os grupos responsáveis pela cor das polpas. Esses grupos cromóforos são eliminados ou transformados por meio de reações químicas. Nos estágios alcalinos reforçados com peróxido de hidrogênio a reação se realiza entre os grupos cromóforos e o ânion perhidroxila (HOO-).  Leia mais.

Esta publicação fala sobre Celulose, Pesquisa e Desenvolvimento e Processos

O clima de otimismo sobre a capacidade de a indústria se ajustar, no longo prazo, marcou o quarto CEOs Roundtable Meeting, encontro promovido pelo International Council of Forest and Paper Associations (ICFPA) no dia 28 de maio em Londres.  Leia mais.

 

Ao longo de seus mais de 40 anos de história, a ABTCP conquistou uma posição relevante no setor de papel e celulose brasileiro, obtendo destaque e respeito internacionais.  Leia mais.

Foram 20 anos de espera desde que os primeiros eucaliptos foram plantados. Entre 2006 e o ano passado, mais de 10 mil homens passaram pelas obras e a quantia de US$ 1,8 bilhão foi investida pela Votorantim Celulose e Papel (VCP) e pela International Paper (IP). Objetivo: 1,3 milhão de toneladas de celulose por ano e 200 mil toneladas de papel de imprimir/escrever.  Leia mais.

Foto: Irani

Ter uma visão ampla e cuidar não apenas do bom desempenho financeiro dos negócios, mas também da sociedade e do meio ambiente, é essencial para as empresas que desejam ser perenes e lucrativas. Embora especialistas apontem que o marketing ainda é maior que a ação nesse campo, muitas empresas, a exemplo de fabricantes de celulose e papel, já estão no rumo certo quando se trata de sustentabilidade  Leia mais.

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009