Pesquisa

Pesquisa realizada a partir da data: 01.07.2009

Para limpar a pesquisa clique aqui.

 
 

Nanocristais de celulose, também conhecidos como whiskers, são os domínios cristalinos de fontes celulósicas. Essas nanopartículas, quando isoladas, têm sido avaliadas como material de reforço em matrizes poliméricas pelo seu potencial em melhorar as propriedades mecânicas, ópticas, dielétricas, dentre outras, dessas matrizes.  Leia mais.

Esta publicação fala sobre Celulose, Pesquisa e Desenvolvimento e Tecnologia
 

Um vasto conjunto de informações sobre propriedades das madeiras e de polpação de dez clones de Eucalyptus, desenvolvidos e caracterizados no Brasil (GOMIDE, 2005), serviu de base para desenvolver um modelo técnico e econômico de uma “Floresta e Fábrica de Celulose Hipotéticas de Eucalyptus no Ano 2000”, com capacidade de produção de 1 milhão de toneladas de celulose por ano.  Leia mais.

Transformações nas empresas são eventos comuns no mundo dos negócios, usualmente como resposta a desafios competitivos que se apresentam no contexto em que atuam. Quase que numa lógica darwiniana, os mais fortes e adaptáveis sobrevivem em ambientes concorridos, desafiadores e mutantes.  Leia mais.

Esta publicação fala sobre Celulose e Tecnologia

Medidas que aumentem a oferta de crédito e de capital de giro para manutenção das operações das empresas, inclusão da distribuição de cadernos para alunos de escolas públicas no Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) e utilização de papel produzido no Brasil para a confecção dos livros do PNLD.  Leia mais.

Por mais de 100 anos, a indústria de celulose utilizou o processo kraft para dissolver a madeira e dela extrair seus componentes. Para os pesquisadores da irlandesa Queen’s University Belfast, no entanto, esse método pode estar com os dias contados, já que eles desenvolveram uma pesquisa que obteve bons resultados sem a utilização dos químicos do processo kraft, como soda cáustica e sulfito de sód...  Leia mais.

Foto: Domtar

Apesar do esforço setorial em informar corretamente consumidores e ONGs sobre o processo de fabricação de celulose e papel, continuam sendo propagados dados falsos segundo os quais, por exemplo, o eucalipto seca o solo e o papel de fibra virgem deve ser preterido em favor do reciclado  Leia mais.

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009