Pesquisa

Pesquisa realizada a partir da data: 01.09.2009

Para limpar a pesquisa clique aqui.

O objetivo deste trabalho é discutir a gestão ambiental sob a perspectiva da cadeia de suprimento e um instrumento criado para sua análise, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). As ações administrativas e operacionais para minimizar os problemas ambientais gerados por processos de produção e consumo serão mais eficazes se considerado o ciclo de vida do produto que se realiza por meio de uma cadeia de suprimento.  Leia mais.

ARQUIVOS ANEXOS: AT_2 Supply chain (PDF)

Este artigo considera o papel dos polianfóteros como aditivo de resistência para papéis e também revisa estudos recentes que fornecem informações a respeito de como funcionam. Resultados práticos que confirmam a habilidade desses polímeros, que possuem cargas positivas e negativas na mesma molécula, em aumentar a resistência a seco do papel serão citados.  Leia mais.

ARQUIVOS ANEXOS: AT_1 Polianfóteros (PDF)

A maior empresa de celulose do mundo, a Fibria, foi lançada oficialmente nesta terça-feira, em São Paulo.A empresa tem capacidade de produção acima de 6 milhões de toneladas e passa a deter 12% do mercado mundial de celulose de mercado. A receita líquida anual estimada será de R$ 6 bilhões.  Leia mais.

Em dezembro de 2009, a partir da 15ª Conferência das Partes (COP-15), da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Copenhague, na Dinamarca, o mundo entrará em uma nova fase de negociações e acordos. Por isso, é preciso que o Brasil mostre, tanto aos países desenvolvidos como aos em desenvolvimento, seu papel de “economia de baixo carbono” e apresente prop...  Leia mais.

Esta publicação fala sobre Floresta e Meio Ambiente

Você se julga um bom decisor? O que é uma boa decisão?  Leia mais.

Esta publicação fala sobre Gestão

Assim como a sociedade, que passou por grandes transformações nas últimas décadas, o setor florestal mudou. Novos conceitos, como a tão falada “sustentabilidade”, foram incorporados, modificando até mesmo a estrutura dos negócios. “Não podemos ser inocentes e achar que o setor produtivo não está atento às coisas que estão acontecendo no mundo. É claro que está. Primeiro, porque quer ser responsáve...  Leia mais.

ARQUIVOS ANEXOS: Entrevista + Interview (PDF)
Esta publicação fala sobre Floresta

Na medida em que as tecnologias de produção se tornam commodities, o diferencial competitivo das organizações passa a se sustentar principalmente em sua equipe de colaboradores.  Leia mais.

ARQUIVOS ANEXOS: Informe Técnico (PDF)
Esta publicação fala sobre Segurança no Trabalho

Preços em dólares da celulose recuperam os patamares vigentes no final do ano passado

Autor: Carlos José Caetano Bacha
            Professor Titular da Esalq/USP

Após quatro meses consecutivos de aumentos das cotações em dólares no mercado internacional e nacional, os preços das celu...  Leia mais.

ARQUIVOS ANEXOS: Preços (PDF)
Esta publicação fala sobre Preço
 
Foto: Divulgação Irani

Somente uma empresa do setor de papel e celulose no Brasil vende créditos baseados no Protocolo de Kyoto, que remunera melhor, mas ainda não aceita projetos florestais. Com dificuldades burocráticas e altos custos, a maioria busca mercados voluntários nos quais podem negociar suas reduções de CO2.  Leia mais.

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009