Publicação
Produção se mantém estável e receita com exportação cai em 2012
Conjuntura Edição 50

A produção brasileira de celulose e papel em 2012 se manteve estável, na comparação com 2011. De janeiro a dezembro foram produzidas 13,8 milhões de toneladas de celulose (- 0,2%) e 10,1 milhões de toneladas de papel (0,2%).

As exportações do setor totalizaram US$ 6,6 bilhões no ano, o que representa uma queda de 7,4% em relação ao valor de 2011. Foram exportadas 8,5 milhões de toneladas de celulose e 1,8 milhão de toneladas de papel. A Europa se manteve como o principal destino da celulose brasileira e gerou 33% da receita com as vendas externas do produto, seguida pela China e América do Norte, respectivamente, com 18,7% e 13,7%.

Em relação ao papel, a receita de exportação acumulada registrou queda de 10,8%, na comparação com o ano anterior, totalizando US$ 1,9 bilhão. A América Latina permaneceu como principal mercado e foi responsável por 58,4% dessa receita, seguida pela Europa e América do Norte, responsáveis por 15,3% e 10%, respectivamente.

As vendas de papel no mercado doméstico foram de 5,5 milhões de toneladas, acumulando uma ligeira alta de 3,6% no ano, em comparação com 2011, o que contribuiu para manter certo equilíbrio no mercado, frente à crise econômica mundial.

Durante 2012, o setor atuou fortemente junto aos governos federal e estaduais, a fim de buscar mecanismos contra a prática de desvio de finalidade do papel imune, destinado à produção de livros, jornais e revistas. Esses esforços resultaram em importantes decisões, como a nacionalização do RECOPI (Sistema de Reconhecimento e Controle das Operações com Papel Imune), assim como a exigência da rotulagem nas embalagens para esse papel.

Fonte: Bracelpa
 

Anexos

Clique aqui para acessar o boletim

PDF | 1137 Kb

 

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009