Publicação
No primeiro mês do ano, a produção brasileira de celulose e papel se manteve estável. Foram produzidas 1,14 milhão de toneladas de celulose e 856 mil toneladas de papel, com variação de -1,5% e 1,3%, respectivamente, se comparadas ao mesmo período de 2012.

As exportações do setor totalizaram US$ 540 milhões em janeiro, com alta de 2,7% acima do registrado no mesmo mês do ano passado. Foram exportadas 635 mil toneladas de celulose e 166 mil toneladas de papel. O destaque foi o crescimento de 23,6% nas exportações de celulose para a China, no mês, comparadas aos resultados de janeiro de 2012. A Europa permaneceu como o principal destino do produto.

Em relação ao papel, a receita de exportação cresceu 9,4% no período, totalizando US$ 175 milhões. A América Latina permaneceu como principal mercado para o produto, seguida pela Europa e América do Norte. As vendas de papel no mercado doméstico foram de 455 mil toneladas, com alta de 10,2%, em relação ao mesmo período de 2012, colaborando para o equilíbrio no mercado.
Este ano, o foco do setor na área de papel será a forte atuação junto aos governos federal e estaduais, a fim de consolidar mecanismos contra a prática de desvio de finalidade do papel imune, destinado à produção de livros, jornais e revistas, fato que continua a causar sérias distorções no mercado brasileiro. A Bracelpa também trabalha na informação e conscientização junto aos grandes consumidores de papel, pois é grande o risco de participação indireta em irregularidades, por desconhecimento das questões relacionadas a papel imune. As empresas da União Europeia, Estados Unidos e Ásia que exportam para o Brasil também estão sendo contatadas.

Fonte: Bracelpa
Anexos

Clique aqui para fazer o download do arquivo

PDF | 1300 Kb

 

Elizabeth de Carvalhaes
Presidente Executiva da Bracelpa
Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009