Celulose cresce 7,3% e papel, 1,6% em 2013

Indicadores | Indicadores | 03.02.2014
Publicação
Em 2013, a produção brasileira de celulose cresceu 7,3% e a de papel, 1,6%, na comparação com 2012. De janeiro a dezembro do ano passado foram produzidas 15 milhões de toneladas de celulose e 10,4 milhões de toneladas de papel.
As exportações do setor totalizaram US$ 7,1 bilhões no ano, o que representa um aumento de 7,5% sobre o valor de 2012. Foram exportadas 9,4 milhões de toneladas de celulose e 1,8 milhão de toneladas de papel. A Europa se manteve como o principal destino da celulose brasileira e gerou aproximadamente 40% da receita com as vendas externas do produto, seguida pela China e América do Norte, respectivamente, com cerca de 30% e 20%.
Em relação ao papel, a receita de exportação acumulada registrou 1% de crescimento, na comparação com o ano anterior, totalizando US$ 1,9 bilhão. A América Latina segue como principal mercado para o produto e foi responsável por aproximadamente 56% dessa receita, seguida pela Europa e América do Norte, responsáveis por 14% e 13%, respectivamente. Os embarques para a América no Norte cresceram 35% no ano.
As vendas de papel no mercado doméstico foram de 5,7 milhões de toneladas, acumulando alta de 2,9% no ano, em comparação com 2012, o que indica estabilidade no mercado nacional.
Ao longo de 2013, o setor obteve importantes conquistas na luta contra a prática de desvio de finalidade do papel imune, destinado à produção de livros, jornais e revistas. A exigência da rotulagem das embalagens desse papel, o comprometimento da cadeia produtiva com a ação e, principalmente, a nacionalização do RECOPI (Sistema de Reconhecimento e Controle das Operações com Papel Imune), foram os fatos mais relevantes. No caso do RECOPI, o setor espera que os governos estaduais implantem o sistema o mais brevemente possível, a fim de fechar as brechas para o desvio.
Outra ação importante foi a criação do hotsite www.papelimune.org.br, em conjunto com a Afeigraf, Andipa e Abigraf, para divulgar a Campanha de Conscientização contra uso indevido do papel imune e que destaca o Termo de Compromisso Voluntário, assinado pelas empresas associados dessas entidades, firmando a legalidade de suas operações com papel imune.

O boletim Conjuntura Bracelpa também está disponível para download no site da www.bracelpa.org.br


Anexos

Clique aqui e faça o download da conjuntura

Adobe PDF | 4047 Kb

 

Elizabeth de Carvalhaes
Presidente Executiva da Bracelpa
Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009