Fibria inicia operação em MS antes do prazo previsto

Publicação
A Fibria antecipou o cronograma e iniciou hoje a operação de sua nova fábrica em Três Lagoas (MS). A segunda linha de produção de celulose da companhia começa a funcionar três semanas antes do prazo previsto, que era a primeira quinzena de setembro. 
 
Resultado de investimentos de R$ 7,5 bilhões, a segunda fábrica da Fibria em Três Lagoas terá capacidade de produção de 1,95 milhão de toneladas de celulose de eucalipto por ano. Somando a primeira unidade, já em funcionamento na cidade, a empresa passa a ter uma capacidade de produção de 3,25 milhões de toneladas de celulose/ano, o que faz da operação da Fibria no Mato Grosso do Sul uma das maiores fábricas de celulose do mundo. No total, considerando todas as demais unidades da companhia – Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde opera a Veracel – a Fibria alcança uma capacidade de produção de 7,25 milhões de toneladas de celulose/ano, consolidando a sua liderança mundial no setor. 
 
A Fibria anunciou a expansão de sua unidade de Três Lagoas (MS) em maio de 2015, e os trabalhos começaram em seguida. Ao longo de 27 meses, foram gerados 40 mil empregos em toda a cadeia produtiva, do canteiro de obras da empresa no Mato Grosso do Sul até as operações dos cerca de 300 fornecedores diferentes do projeto. 
 
“Nesse período de pouco mais de dois anos, concluímos a maior fábrica em linha única da atualidade antes do prazo e abaixo do orçamento proposto, o que evidencia o comprometimento de toda a equipe em ganhar produtividade, reduzir custos e fazer sempre melhor, com segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. O início da operação da nossa segunda fábrica em Três Lagoas representa o começo de uma nova fase para a companhia, consolidando a sua liderança no mercado mundial”, afirma Marcelo Castelli, presidente da Fibria. 
 
A nova unidade da Fibria em Três Lagoas (MS) traz uma série de inovações na construção, operação e processos industriais e florestais. Um dos destaques é o viveiro automatizado de mudas de eucalipto – a maior inovação tecnológica na área florestal dos últimos tempos. Para atender à demanda de 43 milhões de mudas por ano, especialistas da empresa foram conhecer a tecnologia empregada na fabricação de flores na Holanda. A partir dessa observação, traçaram uma estratégia para criar não apenas o maior viveiro de mudas de eucalipto do mundo, mas também o primeiro totalmente automatizado. 
 
O viveiro automatizado da Fibria apresenta novas tecnologias, como a irrigação automatizada, o que permite o controle detalhado do manejo e da nutrição das plantas, e uma estação meteorológica particular que faz a abertura e o fechamento automático de tetos retráteis de acordo com o clima, aumentando a proteção das mudas na fase mais sensível. A estação também mede a intensidade de energia solar no viveiro, propiciando o melhor controle sobre a quantidade de água necessária às plantas.
 
“Essas e outras inovações que implementamos são resultado de muita pesquisa, planejamento, esforço conjunto da equipe e ousadia para enxergar o processo sempre sob novos pontos de vista. É dessa forma que a Fibria incorpora, na prática, a sustentabilidade e a excelência operacional no dia a dia de suas operações”, afirma o diretor de engenharia e projetos da Fibria, Júlio Cunha.
 
Fonte: Fibria

ATENÇÃO: EM NOVEMBRO, A REPORTAGEM DE CAPA DA REVISTA O PAPEL SERÁ SOBRE O PROJETO HORIZONTE 2 DA FIBRIA COM TODOS OS DETALHES DAS TECNOLOGIAS DESTA NOTA FÁBRICA E SEU POSICIONAMENTO DE NEGÓCIOS MUNDIAIS. NÃO PERCAM ESTA EDIÇÃO ESPECIAL!
 
ACOMPANHE AS EDIÇÕES DA REVISTA O PAPEL EM www.revistaopapeldigital.org.br ou baixe gratuitamente o aplicativo “Revista O Papel” no GooglePlay ou AppStore.

 

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009