Palestras dão enfoque a avanços no processo fabril

Eventos e Exposições | 5a Semana de Celulose e Papel | 04.09.2017
Publicação
Luana Francis
Palestras promovidas no segundo dia de evento dão enfoque a avanços no processo fabril

Novidades apresentadas mostram resultados práticos benéficos à excelência operacional

Por Caroline Martin

Dando enfoque às inovações de processo, Sevinç Ilhan, especialista de Aplicação da Kemira América do Sul, apresentou novas tecnologias de antiespumantes com base silicone para o processo de lavagem de polpa Kraft, na palestra de abertura do segundo dia da 5ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas. Segundo ela, os antiespumantes à base de silicone geram melhor qualidade do produto final, além de contribuirem menos para a carga química de resíduos que fica no sistema de água. Sob o aspecto ambiental, frisou a palestrante, "eles são mais compatíveis do que os outros antiespumantes de mercado aplicados nos sistemas de água".

Trabalhar com uma drenagem controlada para conquistar uma perfomance otimizada foi o tema da palestra de Marco Aurelio Garcia, coordenador de Mercado da Xerium. "Cada vez mais, vemos a necessidade de se controlar e otimizar a drenagem ao longo da seção de formação e prensagem, na busca por melhorias da performance da máquina. Nessas seções, removem-se em torno de 97% da água contida na folha, fator que também atua na redução de custo”, justificou.

Já Lafaety Carneiro de Oliveira, coordenador de Produto para a América do Sul da Albany, abordou a importância da prensa de sapata e da manta na produtividade da máquina de papel. "As indústrias têm buscado melhores práticas de operação e utilização dos insumos, objetivando otimizar a produção e reduzir seus custos de operação por meio de aumento da eficiência operacional˜, contextualizou. 

A gestão de ativos na manutenção industrial pautou a palestra de Glauco Andreoti, especialista de Automação da Eldorado Brasil. Ele lembrou que, há muito tempo, a gestão de ativos é essencial para a manutenção das cadeias de valor produzidas. "A disponibilidade dos ativos é traduzida pelo potencial de produção em um dado período de tempo. Maximizar esse ganho é essencial para garantir a produção e a qualidade”, disse, sublinhando que a celulose tem forte interdependência entre áreas.

Véssia da Silva Leite, especialista de Controle Técnico da Eldorado Brasil, também evidenciou a importância da qualidade na indústria de celulose e papel em sua palestra. "Uma vez que a produção industrial está apoiada em segurança, custo, qualidade e sustentabilidade, a qualidade é um considerada um dos pilares para que as empresas prosperem. Manter o processo controlado e o produto dentro dos padrões de seus requisitos evita retrabalho e em consequência custos adicionais e desperdício de tempo”, falou sobre a importância de fazer a gestão e o controle da qualidade em todas as etapas do processo, a fim de melhorar o desempenho operacional e garantir a satisfação do cliente.

Fazendo um balanço dos temas apresentados nos dois primeiros dias do evento, Luciano Viana, moderador dos debates e diretor de Negócios da Inger Química, enfatizou a relevância das pautas discutidas. "A 4ª Revolução Industrial é um tema mundial e a indústria de celulose e papel certamente não pode ficar alheia a isso. Três Lagoas é um polo industrial, com a presença de grandes empresas do setor, e por isso é o local ideal para dar ênfase a esse e demais assuntos que influenciam na competitividade da indústria”, disse. "A presença dos estudantes é outro ponto que merece destaque, pois demonstra a continuidade e o futuro brilhante que o nosso mercado tem. É de fundamental importância que os estudantes tenham acesso a esse tipo de informação para participar ativamente das próximas etapas dessa esperada transformação”, concluiu.

Para mais detalhes sobre as palestras apresentadas durante os três dias da 5ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas, confira a Reportagem de Capa da edição de setembro da revista O Papel.

 

Caroline Martin
Especial para Revista O Papel
tel. (11) 38742725
Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009