Painel discute o futuro da indústria de papel

ABTCP 2017 | ABTCP 2017 - Sessão Técnica de Papel | 27.10.2017
Publicação
Sessão Técnica de Papel
Painel discute o futuro da indústria de papel

Em meio a um cenário de transformação, com a digitalização cada vez mais presente nas diferentes atividades do nosso dia a dia e a expectativa de vida da população mundial crescendo, o papel que conhecemos hoje tem o desafio de se reinventar para acompanhar as tendências que deverão se fortalecer nos próximos anos. O alerta foi feito pelo keynote Pedro Fardim, professor de Engenharia Química da Abo Akademi University, na Finlândia, e da KU Leuven, na Bélgica. 
Em sua apresentação na Sessão Técnica de Papel, realizada no segundo dia do ABTCP 2017 – 50º Congresso Internacional de Celulose e Papel, Fardim enfatizou o potencial do papel na área de saúde e cuidados pessoais. "Podemos fazer produtos de papel muito mais inteligentes do que os de hoje, apostando na multifuncionalidade da floresta˜, afirmou. Segundo ele, os papéis podem ser importantes contribuintes da melhoria de qualidade de vida e prevenção de doenças. "Embalagens e papel tissue têm um potencial enorme a ser explorado, com vantagens sobre o plástico”, exemplificou. "O consumidor está cada vez mais sensível sobre os aspectos de saúde dos produtos a serem consumidos”, adicionou.
Um painel de discussão sobre o futuro da indústria papeleira também foi promovido durante a Sessão Técnica de Papel do ABTCP 2017. Reunidos para avaliar as tendências que marcarão o setor de papel nas próximas décadas, Milton Navarro, gerente de Tecnologia da área de Papel e Embalagem da Valmet Celulose, Papel e Energia, e Joaquim Maldonado, gerente de Vendas da Voith Paper Máquinas e Equipamentos da Voith, falaram sobre a necessidade imediata de inovação. 
Diante de excelentes perspectivas de crescimento, Maldonado enfatizou que o setor de papel precisa investir em modernização para seguir competitivo e substituir embalagens que causam impacto negativo ao meio ambiente. “Atualmente, as embalagens de papel representam 31% do total de todos os tipos de embalagens (plástico, vidro, metal, alumínio e outros). Até 2020, espera-se que as embalagens de papel apresentem um crescimento médio de 3,2% ao ano, enquanto que as embalagens flexíveis, principalmente utilizando plásticos, deverão crescer ainda mais, com uma taxa média de 3,9% ao ano, mesmo com o apelo ambiental de substituição do plástico por materiais biodegradáveis como o papel”, apontou, ao falar sobre os caminhos estratégicos para o fortalecimento da competitividade do papel nos próximos anos. 
Navarro concordou que a demanda mundial  para a melhoria do meio ambiente trilha os desafios para substituição de produtos não recicláveis por recicláveis, que utilizem menor quantidade de matéria-prima da natureza e reduzam o consumo de energia. "No caso das embalagens, a tendência é uma maior utilização de papel no lugar do plástico. Em função disso, teremos embalagens cada vez mais leves, com o desafio de manter a mesma qualidade e propriedades de resistência”, prospectou, sublinhando que os fabricantes terão de melhorar a sustentabilidade dentro de toda a sua cadeia produtiva.

Nota: Para mais detalhes sobre os temas debatidos nas Sessões Técnicas e Temáticas do ABTCP 2017 – 50º Congresso Internacional de Celulose e Papel, confira a edição especial da O Papel de novembro, com toda a cobertura do evento.

 

Caroline Martin
Especial para Revista O Papel
tel. (11) 38742725
Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009