Publicação
POR NELSON CORDOBA*
A resposta à pergunta que intitula este artigo é, aparentemente,
muito óbvia, mas vale uma reflexão sobre o assunto.
Muitas vezes só lembramos do tema quando vamos passar
por uma auditoria de certificação ou temos uma reclamação de
um cliente e todos nos mobilizamos em bloco para descobrir onde
está o problema.

Na verdade, posso afirmar com muita propriedade que a padronização
é o alicerce para garantir os resultados da organização.
Os bons ou os maus resultados dependem da execução
de tarefas executadas por pessoas que estão fazendo trabalho operacional
nos processos da cadeia primária da organização e também
tarefas dos processos de apoio, como realizar o fechamento
de resultados mensal na área financeira. Da boa execução destes
trabalhos vamos obter produtos e serviços previsíveis e repetitivos
que atendem às necessidades dos clientes. 


*Formado em Química na Universidad Nacional de Colombia e mestre em Administração de Empresas na Universidad del Valle
da Colômbia. É consultor de empresas por mais de 20 anos, dos quais 16 na FALCONI
Anexos

Download

PDF | 563 Kb

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009