Setor espera liderança do governo brasileiro na COP-15

Reportagens | Reportagem Bracelpa | 16.10.2009
Publicação
O setor de celulose e papel espera do governo brasileiro uma atitude de liderança nas negociações da 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), conferência que definirá políticas climáticas globais para os próximos anos. Em Copenhague, capital da Dinamarca, representantes de cerca de 200 países estarão reunidos em dezembro com o objetivo de negociar propostas para a redução global das emissões de gases geradores de efeito estufa e, também, definir a contribuição de cada país para isso, uma vez que as alterações climáticas afetam todo o planeta.

“O Brasil deve assumir um papel de liderança madura nessas negociações, em consonância com a sua crescente importância no cenário econômico mundial. O País tem experiências e um enorme potencial no setor de celulose e papel e em outros setores, como o de biocombustíveis”, afirma Carlos Aguiar, presidente da Fibria, empresa formada pela recente fusão da Votorantim Celulose e Papel com a Aracruz. A opinião é compartilhada por Fernando Fonseca, presidente da Celulose Nipo-Brasileira (Cenibra) e da Associação Brasileira de Florestas Plantadas (Abraf): “Espero que o Brasil deixe de ser espectador e assuma a condição de indutor desse processo, influenciando as decisões dos organismos internacionais”, diz.

Trata-se de uma tarefa difícil para o governo brasileiro, pois o País é percebido pela comunidade internacional como um dos maiores poluentes do mundo. Isso se deve à sua condição de nação em desenvolvimento, em que os processos de industrialização e a atividade econômica são intensos, como é o caso da China e da Índia. “A COP-15 também oferece uma oportunidade rara de o País mostrar ao mundo que está crescendo e assim pode continuar por meio de um modelo de baixa emissão de carbono”, completa o diretor-geral da Klabin, Reinoldo Poernbacher.

*Leia a reportagem completa no PDF
Anexos

Reportagem Bracelpa (português)

PDF | 246 Kb

Reportagem Bracelpa (inglês)

PDF | 193 Kb

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009