Publicação
Pergunta: O que é incerteza de medida e como é determinada? Resposta elaborada por: Kazuto Kawakita (kawakita@ipt.br) – IPT/UNTRM – Instituto de Pesquisas Tecnológicas / Unidade de Negócios em Tecnologias Regulatórias e Metrológicas

No cotidiano de uma indústria de papel são medidos diferentes parâmetros, seja para o monitoramento e o controle de processos produtivos, seja para a avaliação da qualidade de insumos e produtos.

O valor do mensurando e sua incerteza O propósito de uma medição é determinar o valor de uma grandeza denominada mensurando que, de acordo com o VIM [1], é a grandeza que se pretende medir. O mensurando é o objeto sujeito à medição de um fenômeno, corpo ou substância que pode ser distinguido qualitativamente e determinado quantitativamente. Por exemplo, a pressão do vapor d’água na saída da caldeira, a temperatura do ar quente na entrada do secador e a gramatura da folha de papel são mensurandos comuns. A definição correta e completa do mensurando é vital para se obter bons resultados da medição. Entretanto, a imperfeição natural de um processo de medição torna impossível conhecer com certeza absoluta o valor verdadeiro de uma grandeza. Assim, todo resultado de medição carrega de forma implícita uma incerteza que, de acordo com o VIM, é um parâmetro não negativo que caracteriza a dispersão dos valores atribuídos a um mensurando, com base nas informações utilizadas.
Anexos

PDF | 1370 Kb

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009