Publicação
 Klabin lança PineFluff eXcel, celulose fluff feita a partir do mix de fibras longas e curtas

 Única empresa do Brasil a oferecer soluções em fibras curta e longa, a Companhia alcança um mix de fibras que traz benefícios como compactação e retenção e distribuição de líquidos

 

São Paulo, 17 de outubro de 2022 - Comprometida em oferecer ao mercado soluções inovadoras, que agreguem produtividade e sustentabilidade, a Klabin anuncia o lançamento da PineFluff eXcel, uma celulose fluff produzida a partir do mix de fibras, curta de eucalipto e longa de pinus, que tem como foco o mercado de produtos de higiene (fraldas infantis e adultas, absorventes femininos, tapetes higiênicos para pets, entre outros). Pioneira no mundo na combinação no mix de fibras de pínus e eucalipto, a solução amplia alternativas de designs diferenciados, melhorando aspectos de retenção e distribuição de líquidos, bem como maciez ao produto final que chega ao consumidor.

 

Em laboratório, observou-se também grande potencial do material desfibrado, fator que traz uma percepção maior de maciez ao tato e conforto no uso do produto final. Existem, ainda, vantagens competitivas associadas à distribuição logística, otimização de embalagem e menor consumo de energia na produção.

 

Alexandre Nicolini, diretor do Negócio Celulose da Klabin, explica que a Companhia investe constantemente em pesquisa e inovação, a fim de ampliar as possibilidades de uso da madeira e, por consequência, as soluções oferecidas ao mercado. "A produção de celulose fibra longa, que tem origem no pínus, é um grande diferencial competitivo da Klabin. O desenvolvimento de soluções a partir do mix de fibras faz parte do nosso roadmap, em especial por ser uma forma de potencializar o uso de cada fibra, entregando um produto otimizado às necessidades do cliente e que combine o desempenho operacional tradicional às propriedades diferenciadas de aplicação", explica.

 

Em linha com os esforços da Companhia em prol da inovação, a PineFluff eXcel é resultado de cerca de cinco anos de trabalho, ocorridos no Centro de Tecnologia da Klabin, em Telêmaco Borba, no Paraná, com apoio das áreas comercial, P&D, industrial e serviços técnicos a clientes. A empresa já avaliava, de acordo com o pipeline de projetos, a produção do mix fibras em um único produto e identificou no mercado a demanda por alternativas complementares a celulose 100% fibra longa, que entregassem boa performance às aplicações. O produto está disponível para os mercados interno e externo.

 

Cabe ressaltar que a PineFluff eXcel, que está sendo produzida na Unidade Puma, em Ortigueira, no Paraná, foi projetada para chegar ao cliente na forma de bobina em folha única, que pode ser utilizada na produção de diferentes produtos absorventes. Para otimizar a produção, a Klabin investiu na integração das linhas produtivas de fibra longa e curta, com previsão de conclusão do projeto para o primeiro trimestre de 2023.

 

"A Klabin traz a inovação em seu DNA e, mais uma vez, estamos na vanguarda de lançamentos que integram produtividade e competitividade, levando ao cliente uma solução pioneira no mercado. A PineFluff eXcel chega para agregar ao portfólio da Companhia, fortalecendo o leque disponível ao mercado a fim de atender às diferentes necessidades dos clientes", pontua Nicolini.
 


Unidade Puma, Ortigueira/PR
 

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,2 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

 

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009