Publicação
Suzano conclui primeira turma do Programa Formare com 95% dos formandos inseridos no mercado de trabalho


Formatura foi realizada na terça-feira (29), na Suzano, com a entrega do certificado de conclusão do curso de Operador(a) de Processo de Produção
Dos 19 jovens contratados, 74% já fazem parte do quadro da Suzano, seja como colaboradores(as) ou como aprendizes, e 71% são de famílias em situação considerada abaixo da linha da pobreza
 

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, realizou, nesta terça-feira (29), a formatura da primeira turma do Programa Formare em Mato Grosso do Sul, com resultados que superaram as expectativas. A solenidade ocorreu no auditório Francisco Valério, na Unidade da Suzano em Três Lagoas, quando 19 jovens receberam o certificado de Operador(a) de Processo de Produção. Deste total, 95% terminaram o curso já inseridos no mercado de trabalho, sendo 74% absorvidos pela própria Suzano: 5 como colaboradores e 9 como aprendizes em variados setores da unidade.

"Na Suzano, temos o direcionador de gerar e compartilhar valor como ferramenta da transformação na sociedade que acreditamos ser possível e os resultados obtidos em Três Lagoas (MS), onde estamos formando a nossa primeira turma, nos surpreenderam e nos dão ânimo para seguir com o nosso propósito. O Formare, além da qualificação profissional, colabora para o crescimento pessoal desses jovens e esse alto índice de formandos absorvidos pelo mercado de trabalho nos mostra a força da educação como agente de transformação social", destaca Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

Dos jovens inseridos no mercado de trabalho, 71% estão em situação considerada abaixo da linha da pobreza. Além disso, mais da metade da turma, 63% dos alunos e alunas, continuaram estudando, índice também comemorado pelo Programa Formare.

Michely Syang Arias, 20 anos, está entre os formandos e formandas que passaram a integrar o quadro de colaboradores(as) da Suzano em Três Lagoas. A jovem já tinha atuado como auxiliar de limpeza e atendimento no passado até que conquistou o cargo de Auxiliar de Produção na companhia. "Fiquei sabendo do programa pelas redes sociais e decidi me inscrever, pois sabia que ali eu poderia conquistar uma grande oportunidade profissional. Foi uma grande surpresa quando me informaram que eu havia conquistado a vaga. Fiquei muito feliz e grata por tudo o que o Formare me proporcionou", destaca a jovem.

Já Felipe Miguel, 19 anos, que atua como aprendiz de mecânica florestal na Suzano, enfatiza que o Formare mudou a sua vida não somente no âmbito profissional, mas também no pessoal. "A qualificação me ensinou detalhes de como devo trabalhar em equipe, ter empatia e resiliência. Foi nesse programa que vivi momentos que sempre lembrarei, que fiz amizades incríveis que levarei para a vida e que conheci pessoas sábias que me ensinaram muito sobre profissionalismo e propósitos," diz o aprendiz.

 

Segunda Turma

Paralelamente à formatura, está em andamento a segunda turma do Programa Formare em Três Lagoas. O curso teve início no dia 24 deste mês e segue até julho de 2023. Ao todo, 20 jovens participam do programa que visa formar novos profissionais para o mercado de trabalho, sendo 65% do sexo feminino, 30% masculino e 5% atendendo nossos compromissos de diversidade e inclusão; 45% estão abaixo da linha da pobreza.

O curso tem duração média de oito meses. Neste período, os jovens recebem capacitação profissional com carga horária média de 1.200 horas (formação teórica e prática), bolsa auxílio, atendimento ambulatorial, alimentação, transporte, uniforme, material escolar e seguro de vida.

Programa Formare

Desenvolvido por meio de uma parceria entre Programa Voluntariar e Fundação Iochpe, o Formare visa promover educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social. A Suzano é uma das empresas com maior número de Escolas Formare no Brasil, com formações nas unidades de Suzano (SP), Mucuri (BA), Imperatriz (MA), Aracruz (ES) e Três Lagoas (MS).

Em Mato Grosso do Sul, o programa foi lançado em 2021. Neste período, os jovens participaram de agendas com líderes da companhia, visitas às áreas florestal e industrial da Unidade e tiveram que preparar um projeto integrador com o objetivo de identificar e propor melhorias na área industrial. Durante o programa, aprenderam sobre Cidadania, Saúde e Segurança, além das disciplinas de formação técnica e operacional. O trabalho de conclusão foi apresentado aos gestores(as) e voluntários do Programa.  Ao todo, 129 colaboradores(as) da Suzano atuaram como voluntários(as) na primeira turma do programa. 

Desde o início do programa, há 17 anos, 790 jovens se formaram e 259 foram inseridos(as) na empresa como colaboradores(as) próprios, prestadores(as) de serviço, estagiários(as) ou aprendizes.

Fonte:Suzano

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009