Pacto Global da ONU no Brasil e CNMP assinam acordo

Publicação

Pacto Global da ONU no Brasil e Conselho Nacional do Ministério Público assinam acordo de cooperação técnica para fomento dos ODS

 

Promoção da Agenda 2030 e proteção da Amazônia são os principais objetivos da iniciativa


O Pacto Global da ONU no Brasil e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) assinaram o Acordo de Cooperação Técnica para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no País e disseminar os dez princípios do Pacto Global da ONU. A solenidade foi conduzida pelo Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público e Procurador Geral da República, Augusto Aras. Na sessão ordinária realizada em Brasília, Rinaldo Reis Lima, Presidente da Comissão de Meio Ambiente do CNMP, explicou que a parceria focará principalmente em dois objetivos: implementação dos ODS e em desenvolver instrumentos e estratégias mais eficientes e eficazes na defesa da Floresta Amazônica.


"Nosso objetivo é trazer as empresas para essa discussão de maneira efetiva. Elas têm capacidade produtiva e de inovação e são o problema, mas também são a solução para avançar nos ODS, reduzir os impactos negativos e extrair tudo o que podemos de positivo nesses temas", explicou Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, durante a solenidade.


Camila Valverde, COO do Pacto Global da ONU no Brasil e diretora da Frente de Impacto, completou: "Estamos motivados e esperançosos com esta cooperação entre Pacto Global e CNMP, pois acreditamos na força das instituições e sua capacidade de transformar a realidade em prol do desenvolvimento sustentável".


Para a região Amazônica, a cooperação pretende desenvolver estratégias de proteção, fiscalização e fortalecimento das atividades humanas sustentáveis. Os projetos serão coordenados pela Comissão de Meio Ambiente do CNMP e por um Grupo de Trabalho a ser criado como primeiro passo do acordo técnico.


Na ocasião, Augusto Aras lembrou ainda que o Ministério Público tem a tarefa permanente de defender o Meio Ambiente: "E o CNMP, tendo o papel de orientar e fomentar a atuação estratégica do MP, também tem se mantido fiel a essa tarefa."


No mesmo encontro, a Future Carbon Holding anunciou que será a empresa responsável por elaborar o inventário de emissão de carbono do Conselho, que permitirá avaliar os processos e pensar ações para se tornar carbono neutro. "O Ministério Público, que tem em seu quintal a Floresta Amazônica, dará um exemplo para o Brasil e para o planeta", comentou Fábio Galindo, chairman e co-CEO do grupo.


Agenda em Brasília: agro sob a ótica da ética e da sustentabilidade


Nesta terça-feira, 14, representantes da Plataforma de Ação Contra a Corrupção do Pacto Global da ONU no Brasil estiveram na entrega do Selo Mais Integridade 2022/2023 do Ministério da Agricultura e Pecuária. O prêmio reconhece empresas e cooperativas do agronegócio com práticas de integridade sob a ótica da ética, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental. A partir da versão 2023/2024, ser parte do Pacto Global da ONU no Brasil será critério para recebimento do Selo.


Fonte: AI Pacto Global

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009