Planos para proteção e uso sustentável

Publicação
Municípios de São Paulo aprovam planos para proteção e uso sustentável da Mata Atlântica

 

Guararema, Jambeiro, Jacareí, Pilar do Sul, Salesópolis e Paraibuna consolidam Planos Municipais da Mata Atlântica de forma participativa por meio da parceria da ONG SOS Mata Atlântica com a Suzano

 

Seis municípios que participam do projeto Planos da Mata, realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com a Suzano, tiveram seus Planos Municipais da Mata Atlântica (PMMAs) aprovados em seus Conselhos Municipais de Meio Ambiente. Guararema, Jambeiro, Jacareí, Pilar do Sul, Salesópolis e Paraibuna integram os 33 municípios em quatro Estados do bioma que fazem parte da iniciativa.

 

Lançado em 2021, o Planos da Mata tem o objetivo de trazer a Lei da Mata Atlântica para a gestão local, fortalecendo a governança dos municípios e aliando conservação ambiental ao desenvolvimento econômico e social. As atividades de capacitação, consulta pública e elaboração dos planos acontecem em parceria também com organizações locais.

 

“Nós plantamos, digamos assim, uma semente para que a Lei da Mata Atlântica traga alternativas de sustentabilidade, segurança hídrica e, principalmente, engajamento da sociedade na proteção desse bioma que é a nossa casa”, declara Malu Ribeiro, diretora de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica. “Implementar o PMMA é fazer o planejamento daquilo que nós queremos para a nossa casa – estabelecer quais são as áreas prioritárias para a conservação da floresta, para restauração e uso sustentável do bioma. Então esse projeto é muito importante, no sentido de trazer, nesse momento de emergência climática e na Década da Restauração de Ecossistemas, ações efetivas de conservação e restauração da Mata Atlântica”, completa.

 

Para Marcelo Pereira, gerente de Meio Ambiente Florestal da Suzano, a aprovação dos primeiros PMMAs representa um grande passo em direção à conservação e recuperação desse importante bioma para o Brasil e para o mundo. “A Suzano acredita que é possível unir desenvolvimento socioeconômico e conservação da nossa biodiversidade, e a aprovação desses planos vem ao encontro dos ideais que a empresa defende e com os quais está comprometida. Os PMMAs são uma das principais estratégias para a promoção da recuperação e preservação da Mata Atlântica, um dos mais diversos e importantes biomas de todo o mundo. Além disso, eles estão alinhados a compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, como o de recuperar cerca de 12 milhões de hectares de suas florestas do território nacional, em decorrência do Acordo de Paris”, ressalta Pereira.

 

Parcerias

 

Em Guararema, Jambeiro, Jacareí, Salesópolis, Pilar do Sul e Paraibuna, os planos foram elaborados e coordenados pelo Instituto H&H Fauser e pelo Instituto Suinã, com o apoio técnico da Fundação SOS Mata Atlântica. A previsão é de que os outros municípios apoiados pela entidade no Estado de São Paulo levem seus respectivos PMMAs para votação ainda no primeiro semestre deste ano. A lista é composta por Angatuba, Capão Bonito, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itatinga, Santa Branca e São Luiz do Paraitinga.

 

Ao todo, o projeto Planos da Mata apoia a criação e implantação de PMMAs em 33 municípios de quatro estados (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo), visando assegurar a manutenção da biodiversidade e recursos naturais nos territórios locais. O Projeto conta ainda com a parceria de 14 Organizações da Sociedade Civil que atuam nessas regiões e estão sendo capacitadas para elaborar e monitorar a implementação dos Planos.

Para saber mais sobre o projeto acesse: https://pmma.etc.br/planos-da-mata/.

 

Sobre a SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira criada em 1986 para inspirar a sociedade na defesa da floresta mais ameaçada do Brasil. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade em prol da restauração da floresta, valorização dos parques e reservas, água limpa e proteção do mar. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.

 

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Informações à Imprensa
Suzano - Performa Comunicação

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009