Publicação
NEGOCIAR OU GANHAR? QUAL É A SUA ATITUDE 
DIANTE DE UM CONFLITO?

POR LIEN MENDES
Especialista em Gestão de Pessoas, mentora de líderes e consultora de Desenvolvimento 
Humano, certificada em Liderança pela Ohio University.
E-mail: contato@lienmendes.com.br

Recentemente, estava trocando mensagens com um diretor e amigo meu que trabalha na indústria. No auge de 
sua maturidade profissional, ele compartilhou comigo a 
crença de que a inteligência emocional é a ferramenta 
mais poderosa para o autodesenvolvimento. De fato, nossa convivência diária na sociedade nos apresenta constantemente o desafio de lidar com assuntos difíceis e delicados, bem como enfrentar 
conflitos tanto sutis quanto explícitos e, nestes casos, a inteligência 
emocional é fundamental.
Essa é uma questão comum que inúmeros profissionais apresentam durante os atendimentos que realizo e a principal pergunta 
a ser respondida é: como tratar assuntos difíceis e conflitos de forma 
construtiva, transformando esses momentos em oportunidades para 
fortalecer os relacionamentos?
O desafio é tão significativo que a maioria das pessoas oscila entre a evitação e o enfrentamento dos conflitos, pois toca na ferida, 
na emoção que só de pensar na situação é sentida. Ao evitar ou 
ignorar um conflito ou qualquer assunto que considere delicado, 
uma comunicação incompleta se acumula dentro de você e está 
destinada a explodir em sua mão em algum momento. É a emo-
ção agindo aqui. E a emoção é um fato biológico que precede o 
pensamento. E não é somente da sua parte que ela existe. O outro 
envolvido no conflito também está com as emoções borbulhantes 
ao pensar na mesma situação, e com motivos próprios.
Da mesma forma, ao enfrentar a situação e expressar sem filtros 
tudo o que se pensa com julgamentos infindáveis, pré-simulando 
situações e reações, todas as emoções são lançadas sobre o outro, 
resultando em uma explosão emocional. Sem pensar. 
Você já parou para pensar que por trás dos conflitos que você 
tanto evita, encontra-se frequentemente a paz que tanto almeja? 
Sim, resolver conflitos são oportunidades de aprendizado e 
crescimento, visto que nos tornam mais aptos a lidar com desafios futuros e consequentemente nos empurram para fora da nossa 
zona de conforto, desafiando-nos a encontrar soluções inovadoras 
e desenvolver novas habilidades.
 Vamos conhecer algumas formas para desenvolver essas habilidades e entrar na sala para uma comunicação produtiva?


Leia o texto completo no PDF disponível para download
Anexos

PDF | 128 Kb

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009