Bracell instala câmeras externas em caminhões bitrens

Publicação
Bracell instala câmeras externas em 100% da frota de caminhões no transporte de celulose

Empresa instalou cinco câmeras em todos os caminhões bitrens. Imagens são monitoradas 24h pela Central de Monitoramento localizada na fábrica


A Bracell dá sequência a mais um investimento com foco em segurança: instalação de câmeras externas em toda frota de caminhões bitrem que transportam a celulose até o Porto Intermodal de Pederneiras. O objetivo é trazer mais segurança ao motorista e a comunidade que utiliza as rodovias.

Em cada caminhão, cinco câmeras foram instaladas e estão conectadas a uma central de monitoramento, localizada na fábrica, em Lençóis Paulista, que funciona 24h e acompanha o motorista durante todo o itinerário. O trajeto tem início na indústria, onde é realizado carregamento da celulose, até o Porto Intermodal de Pederneiras, em que ocorre o transporte ferroviário para o Porto de Santos. Os equipamentos, instalados nos caminhões bitrem, permitem a análise e acompanhamento de cinco ângulos diferentes: frontal, fadiga, cabine, lateral do motorista e lateral do passageiro.

Além de ter todo esse acompanhamento, a câmera de fadiga faz uso da Inteligência Artificial (IA) que possibilita o envio de alerta sonoro e comunicação para a Central, caso o motorista apresente sinais de cansaço.

Todas essas imagens coletadas pela Central também podem ser usadas para colaborar com as investigações e tratativas de ocorrências, caso exista algum incidente envolvendo o caminhão.

Para o Head de Supply Chain da Bracell, Alberto Pagano, a união entre tecnologia, as câmeras e as equipes de monitoramento, amplia a segurança e confiabilidade durante as operações da logística. "Com a instalação das novas câmeras em 100% da frota, ampliamos ainda mais a segurança para nosso time de motoristas e também aos usuários das rodovias", destaca Pagano.

Para ele, este é um sistema pioneiro que torna as operações mais seguras e assertivas. Pagano explica ainda que o sistema fornece dados que permitem decisões estratégicas, como por exemplo, remanejar os turnos dos motoristas conforme o perfil de cada um. "É uma forma de valorizar o profissional, prezando sempre pela segurança e o bem-estar da nossa equipe e trazendo mais segurança à comunidade", finalizou.

 Fonte: Bracell

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009