ABTCP 2023 e a a promoção da circularidade da indústria

Publicação
ABTCP 2023 destaca a relevância da inovação na promoção da circularidade da indústria de base florestal
Programação técnica do principal evento anual do setor de celulose e papel traz enfoque amplo sobre novas oportunidades de mercado a partir dos processos fabris já consolidados e do potencial dos biomateriais

O 55º Congresso Internacional de Celulose e Papel — ABTCP 2023 abordará a inovação como pilar da circularidade da indústria de base florestal. Realizado em formato presencial, entre os próximos dias 17 e 19 de outubro, no Novotel Center Norte, em São Paulo (SP), o evento promovido anualmente pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) propõe como tema central da edição um assunto que impacta a competitividade atual e promete desdobramentos promissores para a atuação do setor nos próximos anos. "Durante os três dias de evento, vamos mostrar como estamos permeando novos mercados e aplicações, considerando que tanto os resíduos da indústria de celulose e papel como os biomateriais advindos da madeira podem efetivamente ser transformados em novos produtos", adianta Silvana Meister Sommer, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Klabin e presidente do ABTCP 2023.
Executivos e profissionais que atuam na indústria de celulose e papel assim como estudantes e profissionais de outras áreas de atuação terão a oportunidade de atualizar os seus conhecimentos e conferir as últimas tendências sobre uma variedade extensa de temas. A partir da pauta central, a programação irá contemplar sessões técnicas sobre Celulose, Papel, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Florestal, Indústria 4.0, Engenharia e Transformação Digital, Recuperação e Energia, e Biorrefinaria. 
Pedro Fardim, da KU Leuven; Niklas Berglin, da NiNa Innovation; Roberto Andres Villarroel Guerrero, da Eldorado Brasil; Luana Dessbesell, da Aalto University, Teruyuki Mori e Manabu Yamamoto, do Group Oji, e Graziela Baptista Vidaurre, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), destacam-se entre os pesquisadores renomados confirmados. 
Viviane Nunes, head de Treinamentos de Pessoas da Universidade Setorial ABTCP, informa que a entidade dispõe de um comitê avaliador qualificado, que sempre busca reunir as contribuições mais relevantes de membros da academia e de profissionais de empresas de tecnologia nacionais e estrangeiras para que o público participante do evento fique a par dos principais desenvolvimentos do setor. “Na edição deste ano, reunimos especialistas do Brasil, Canadá, Estados Unidos, Finlândia, entre outros países, para compor o comitê. Estes profissionais com ampla bagagem técnica e prática no setor contribuem para que os temas mais atuais e relevantes de cada área sejam selecionados e trazidos para a nossa programação.”
Silvana lembra que o valor da ABTCP vai além da troca técnica: está no compartilhamento de experiência e networking, principalmente, com conexão e propósito. "Estamos numa fase muito avançada da tecnologia, mas as pessoas e, especialmente, a visão humana sobre cada trabalho são fundamentais”, reforça a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Klabin e presidente do ABTCP 2023.

Principal elo técnico do setor, ABTCP estende olhar para práticas futuras
Atuando há mais de cinco décadas como o principal elo de disseminação das inovações tecnológicas referentes à cadeia produtiva de celulose e papel, a ABTCP acompanha de perto as tendências em curso para se manter sempre atualizada e apta a atender às demandas técnicas do setor. "A ABTCP entende não só a relevância do tema como a importância de promover discussões acerca do mesmo, a fim de disseminar os resultados encontrados pelas pesquisas atuais e até mesmo capacitar os profissionais que fazem parte do setor para impulsionar ainda mais essa indústria e ampliar a abrangência da circularidade”, exemplifica Rodrigo Vizotto, presidente do Conselho Executivo da ABTCP e presidente da Kadant.
Ainda na avaliação de Vizotto, uma das vantagens dessa disseminação ampliada, que envolve outros stakeholders e assim promove intercâmbio de expertises e dá oportunidades de compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos, é o poder de aproximação com os diversos agentes que irão atuar no processo de transformação almejado pela sociedade. "Tenho plena convicção de que a ABTCP está cada vez mais fortalecida como elo que une todos esses stakeholders e que isso é muito favorável ao fortalecimento da bioeconomia, se pensarmos de forma mais ampla. Um demonstrativo claro dos resultados positivos vindos do trabalho em andamento é que temos observado um crescimento contínuo de público nos eventos promovidos pela ABTCP, além da participação efetiva dos membros das comissões técnicas e de outros indicadores que avaliam as iniciativas realizadas pela entidade. Esses números reforçam o propósito do planejamento estratégico mais recente de tornar cada vez mais robusto o protagonismo da associação nos temas técnicos do setor.”

ABTCP 2023 — 55º Congresso Internacional de Celulose e Papel
Tema: Inovação como pilar de circularidade no setor de papel e celulose
Data: 17 a 19 de outubro de 2023
Local: Novotel Center Norte, São Paulo (SP) 
Mais informações: https://abtcp2023.org.br 

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009