WEDGE – Ferramenta on-line

Artigos Técnicos | Para gerenciamento, análise e otimização de processos | 01.03.2009
Publicação

Autores:  Rodrigo Prado
                 Ronnie Marcelo Biasotto
                 Marcos Machado
                 Vicente Nunen Carrilho
                 Juliana Maria Albuquerque
                 Tatiana Frassao

Resumo:
Este artigo resume a implementação de um sistema de gerenciamento, análise e otimização on-line de processo na Lwarcel Celulose e Papel, dentro da filosofia “PIMS and MES” para a implementação de indicadores de processo, compreensão das variáveis e sua relação causa-efeito no processo, bem como a obtenção de benchmarking operacional. A análise de processo, através de ferramentas estatísticas aliadas a algoritmos de modelação matemática utilizados no Wedge, possibilita identificar as informações relevantes para melhoria de processo e qualidade no concernente a eficiência, manutenção de equipamentos, produtividade e uniformidade da qualidade do produto final, redução de paradas não desejadas e resolução mais rápidas dos problemas de processo.

Introdução:
O perfil do cenário econômico atual e a busca contínua de redução de custos nas empresas de celulose e papel levam à necessidade da melhor compreensão do mecanismo de atuação das variáveis de processo relacionadas ao aumento da produtividade. Estas devem ser de fácil acesso e manipulação para todo o corpo técnico e gerencial das empresas.

Diferentes métodos para o gerenciamento da informação e acompanhamento operacional existentes são baseados em softwares específicos para a construção de base de dados e monitoramento do processo. Paralelamente, existe a necessidade de aplicação de ferramentas estatísticas para melhor compreensão das transformações pertinentes à dinâmica envolvida nos processos, com maior interesse nas de acompanhamento on-line. Uma ferramenta que além do gerenciamento da informação também possibilite aos corpos técnico e operacional da empresa compreender melhor as variáveis de processo e relacionar causa-efeito em tempo real tem sido, até agora, uma etapa a ser concluída. O caso aqui apresentado demonstra a aplicação de tal ferramenta.

O software de análise de processos Savcor–Wedge foi desenvolvido para detectar e analisar distúrbios em qualquer processo industrial, mediante métodos matemáticos e estatísticos avançados para análise e acompanhamento on-line do processo. As análises possibilitam maior compreensão das variáveis do processo e da qualidade, possibilitando implementações relativas a eficiência, manutenção elétrica, produtividade e uniformidade da qualidade do produto final, redução de paradas não desejadas e resolução mais rápida dos problemas de processo.

Métodos de análise Wedge
Os métodos de análise WEDGE são divididos em duas categorias:
- Os que encontram variações a partir do banco de dados de variáveis de processo;
- Os que encontram as correlações causa-efeito, dentre as quais: CEP, PCA, MAR e FFT, baseados em análise multivariável.

O caso descrito neste artigo demonstra aplicação direta do Wedge no acompanhamento da máquina de secagem da polpa celulósica e também da linha de fibras, assim como resultados obtidos na aplicação desta ferramenta como tecnologia de monitoramento on-line.

Referências

Rodrigo Prado, Ronnie Marcelo Biasotto, Marcos Machado, Vicente Nunen Carrilho, Juliana Maria Albuquerque, Tatiana Frassao
WEDGE – Ferramenta on-line de gerenciamento, análise e otimização de processos
WEDGE – On-line processes management, analysis and optimization tool
O PAPEL vol. 70, num. 03, pp. 53-60 MAR 2009
rodrigo.rsp@savcor.com


Leia o artigo completo no arquivo PDF.

Anexos

Adobe PDF | 640 Kb

 

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009