Voltar   

CMPC inaugura espaço para monitorar emissões

Notícias | Notícias | 20.03.2023




CMPC inaugura espaço pioneiro com tecnologia para monitorar emissões em tempo real



Centro de Controle Ambiental é um projeto integrado ao BioCMPC e analisa, 24 horas por dia, indicadores de meio ambiente da unidade industrial de Guaíba (RS)

 

Guaíba, 20 de março de 2023 – Entrou em operação no início deste ano o novo Centro de Controle Ambiental (CCA) da CMPC, em Guaíba. O espaço fica integrado ao painel central de operações da Área Industrial e conta com 11 colaboradores, que se revezam no monitoramento de indicadores de emissões atmosféricas, de ruídos e de odor. Com investimento de aproximadamente R$ 800 mil, o CCA é pioneiro no setor de celulose e papel no Brasil e integra o BioCMPC, o maior projeto de sustentabilidade da história do Rio Grande do Sul.

 

Homem sentado a mesa com computador

Descrição gerada automaticamente com confiança médiaCom a criação do CCA, o serviço de monitoramento ambiental foi ampliado para o formato 24 horas, sempre com um profissional especializado e dedicado exclusivamente para essa função. O objetivo é executar a operação industrial de forma impecável sob a perspectiva ambiental, garantindo uma relação de excelência com as comunidades vizinhas à unidade.

 

O CCA representa uma das principais ações do BioCMPC, iniciativa que prevê a implantação de 33 medidas em sustentabilidade e modernização operacional, elevando a planta da CMPC à condição de uma das mais sustentáveis do Brasil em gestão de resíduos, tratamento de efluentes, emissões atmosféricas, tratamento de gases e gestão ambiental.

 

Para a CMPC, a sustentabilidade é um valor que orienta sua estratégia de atuação, possuindo compromissos públicos do ponto de vista social e ambiental. “O Centro de Controle Ambiental é pioneiro no setor de celulose e papel. Estamos muito satisfeitos em ver os primeiros passos do CCA, o que nos motiva a seguir colocando em prática todas as estratégias para que possamos colher resultados cada vez melhores no futuro. Queremos ser um farol da bioeconomia para toda a indústria”, afirma o diretor-geral da CMPC Brasil, Mauricio Harger.

Fonte: CMPC