Voltar   

WEDGE – Ferramenta on-line

Artigos Técnicos | Para gerenciamento, análise e otimização de processos | 01.03.2009




Autores:  Rodrigo Prado
                 Ronnie Marcelo Biasotto
                 Marcos Machado
                 Vicente Nunen Carrilho
                 Juliana Maria Albuquerque
                 Tatiana Frassao

Resumo:
Este artigo resume a implementação de um sistema de gerenciamento, análise e otimização on-line de processo na Lwarcel Celulose e Papel, dentro da filosofia “PIMS and MES” para a implementação de indicadores de processo, compreensão das variáveis e sua relação causa-efeito no processo, bem como a obtenção de benchmarking operacional. A análise de processo, através de ferramentas estatísticas aliadas a algoritmos de modelação matemática utilizados no Wedge, possibilita identificar as informações relevantes para melhoria de processo e qualidade no concernente a eficiência, manutenção de equipamentos, produtividade e uniformidade da qualidade do produto final, redução de paradas não desejadas e resolução mais rápidas dos problemas de processo.

Introdução:
O perfil do cenário econômico atual e a busca contínua de redução de custos nas empresas de celulose e papel levam à necessidade da melhor compreensão do mecanismo de atuação das variáveis de processo relacionadas ao aumento da produtividade. Estas devem ser de fácil acesso e manipulação para todo o corpo técnico e gerencial das empresas.

Diferentes métodos para o gerenciamento da informação e acompanhamento operacional existentes são baseados em softwares específicos para a construção de base de dados e monitoramento do processo. Paralelamente, existe a necessidade de aplicação de ferramentas estatísticas para melhor compreensão das transformações pertinentes à dinâmica envolvida nos processos, com maior interesse nas de acompanhamento on-line. Uma ferramenta que além do gerenciamento da informação também possibilite aos corpos técnico e operacional da empresa compreender melhor as variáveis de processo e relacionar causa-efeito em tempo real tem sido, até agora, uma etapa a ser concluída. O caso aqui apresentado demonstra a aplicação de tal ferramenta.

O software de análise de processos Savcor–Wedge foi desenvolvido para detectar e analisar distúrbios em qualquer processo industrial, mediante métodos matemáticos e estatísticos avançados para análise e acompanhamento on-line do processo. As análises possibilitam maior compreensão das variáveis do processo e da qualidade, possibilitando implementações relativas a eficiência, manutenção elétrica, produtividade e uniformidade da qualidade do produto final, redução de paradas não desejadas e resolução mais rápida dos problemas de processo.

Métodos de análise Wedge
Os métodos de análise WEDGE são divididos em duas categorias:
- Os que encontram variações a partir do banco de dados de variáveis de processo;
- Os que encontram as correlações causa-efeito, dentre as quais: CEP, PCA, MAR e FFT, baseados em análise multivariável.

O caso descrito neste artigo demonstra aplicação direta do Wedge no acompanhamento da máquina de secagem da polpa celulósica e também da linha de fibras, assim como resultados obtidos na aplicação desta ferramenta como tecnologia de monitoramento on-line.

Referências

Rodrigo Prado, Ronnie Marcelo Biasotto, Marcos Machado, Vicente Nunen Carrilho, Juliana Maria Albuquerque, Tatiana Frassao
WEDGE – Ferramenta on-line de gerenciamento, análise e otimização de processos
WEDGE – On-line processes management, analysis and optimization tool
O PAPEL vol. 70, num. 03, pp. 53-60 MAR 2009
rodrigo.rsp@savcor.com


Leia o artigo completo no arquivo PDF.